Diversas situações de trabalho muitas vezes fazem com que as pessoas passem muito tempo sentadas, com a coluna dobrada à frente, braços e ombros suspensos. Toda essa situação, associada a uma respiração inadequada, curta, com pouca mobilidade do diafragma (principal músculo respiratório), gera muita sobrecarga e tensão na musculatura, especialmente nos ombros. Por isso, relaxamento e alongamento se fazem tão importantes para aliviar essa sobrecarga e evitar dores.
A prática de pilates é uma das maneiras de auxiliar na reorganização dos ombros, já que ensina uma respiração mais eficaz, proporciona consciência sobre os movimentos da região, e oferece situações de descarga de peso nos membros superiores.
Algumas dicas importantes para que os exercícios sejam eficazes e feitos da maneira correta:
1)Concentre-se: O alongamento exige atenção mental e visual no exercício feito.
2) Controle-se: Aprimorar a coordenação motora é essencial para garantir que os movimentos sejam feitos de maneira adequada e não compensatória, evite as inclinações de tronco, mantenha a coluna sempre reta.
3) Respire: A respiração deve ser natural, não deve ser forçada, procure inspirar pelo nariz insuflando a região torácica inferior, a caixa torácica deverá se expandir lateralmente, e expire lenta e relaxadamente pela boca, contraindo a região abdominal, levando o umbigo para dentro, em direção à coluna.
4) Sinta: A movimentação deve ser lenta e consciente.
5) Mantenha: Os exercícios de alongamento devem ser mantidos de 15 segundos a 30 segundos.
A seguir, alguns exercícios de alongamento e relaxamento que ajudam no alívio das tensões e que podem ser feitos em qualquer lugar.
Fontes:
- Revista Oficial de Pilates (no.2)