Com o estresse do dia-a-dia, o uso freqüente de computadores e a má alimentação, as pessoas têm buscado novos métodos para manter a forma, a saúde de qualidade e o equilíbrio da mente. São esses os fatores que impulsionam gradativamente a procura pela técnica de Pilates.
Ainda que tenha aparecido aos olhos da mídia na última década, a técnica é bastante antiga. Joseph Pilates a desenvolveu ainda no início da 1ª Guerra Mundial. Com mais de quinhentos exercícios, as aulas consistem no trabalho do corpo e da mente, tonificando a musculatura, corrigindo a postura e reduzindo os níveis de estresse.
As aulas têm como princípio básico o exercício da respiração, da concentração e dos movimentos fluídos, que exclui o impacto da atividade. O uso de bolas, aparelhos desenvolvidos para a aplicação da técnica, e molas, fortalece a musculatura sem causar lesões e tampouco fadiga muscular, já que a atividade foi desenvolvida para o equilíbrio e fortalecimento de todos os membros simultaneamente, através dos movimentos contínuos.
Os exercícios físicos são grandes aliados para amenizar o estresse, já que hormônios de prazer e relaxamento são liberados com a prática. O Pilates, é uma boa alternativa, pois além do fator hormônio, ainda se dá em um ambiente tranquilo e os movimentos são mais fluidos e com pouca repetição. Além disso, o estímulo da respiração com qualidade (simultânea à contração da parte central do corpo) está presente em toda a aula, conduzindo a um equilíbrio entre mente e corpo. O praticante, ao invés de sair exausto da aula, sai renovado e revigorado.
Fonte: Portal Barão Geraldo, Revista Pilates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário