O movimento #OutubroRosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de se realizar anualmente a mamografia para monitorar a saúde das mamas. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de mama é e o segundo mais frequente no mundo - só no Brasil, foram registrados mais de 52 mil casos no ano passado.
A detecção precoce ainda é a maior arma na luta pela vida quando se trata de câncer de mama. Por isso devemos fazer um trabalho massificante junto ás mulheres da importância de se conhecer e ter consciência de que a detecção precoce é vital porque oferece a melhor chance de obter um tratamento bem-sucedido e, portanto, representa a esperança de salvar mais vidas.
E você, já fez seu auto exame este mês ?
A detecção precoce pode ocorrer de duas maneiras mais eficazes, o exame clínico da mama (palpação) e a mamografia, que é um raio-X da mama, onde o médico pode detectar alterações na estrutura interna da mama e nas porções próximas da axila.
É importante a prática do autoexame (clique aqui e veja como fazer) para conhecimento e percepção do corpo, e do exame clínico com profissional de saúde treinado e qualificado para melhor detecção.
Nas mamografias regulares é que se pode descobrir o câncer cedo inicialmente, de dois a cinco anos antes de o tumor ficar grande o bastante para sentí-lo como um caroço.
Quanto antes a descoberta do tipo de tumor, melhor para a paciente. Conforme já sabido, o diagnóstico precoce auxilia no tipo de tratamento, para saber quanto tempo de tratamento poderá ser necessário, ou melhor, qual o planejamento de ação acerca do seu caso — intervenção cirúrgica, quimioterapia, radioterapia. Algumas vezes esse tratamento tem que ser radical — no caso, a retirada da mama (mastectomia) por prevenção ou pelo tempo decorrido –, outras vezes, somente o tratamento de rádio ou quimioterápico é suficiente para chegar à cura.
Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.
Exames gratuitos em Salvador
Diversas entidades de Salvador promovem serviços gratuitos para a detecção e combate ao câncer de mama. Um caminhão itinerante percorre ruas de Salvador oferecendo exames para mulheres com mais de 40 anos. O projeto tem o objetivo de realizar 140 exames diariamente, por meio de três unidades móveis. O programa inclui ações voltadas para a prevenção e tratamento, como realização de cirurgias e quimioterapia.
Veja a relação de ações e serviços na capital para os próximos dias:
Data: 21 a 26 de outubro
Horário: 8h às 17h
Local: U.P.A. Subúrbio Ferroviário
Bairro: Escada Ladeira da Terezinha s/n – Escada – Subúrbio Ferroviário
Data: 21 a 31 de outubro
Horário: 8h às 17h
Local: Parque da Cidade
Endereço: Itaigara
Data: 26 de outubro
Horário: 8h às 17h
Local: NASPEC – Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer
Endereço: Rua Padre Luiz Figueira, 50
Engenho Velho de Brotas
Data: 28 e 29 de outubro
Horário: 8h às 17h
Local: Viva Maria
Endereço: Rua Itapema, 34 - Itapuã
Data: 30 e 31 de outubro
Horário: 8h às 17h
Fonte:
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama+/prevencao
http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/3auto_exame.html
http://www.fundacaolacorosa.com/sobre-cancer-de-mama/
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/saude-mulher/outubro-rosa-conscientizacao-mulheres-cancer-mama-757411.shtml
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/10/servicos-gratuitos-combatem-cancer-de-mama-no-outubro-rosa-na-bahia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário