Como todos já devem ter ouvido falar, no Pilates, o abdome é privilegiado e muito exigido.
TODOS os movimentos COMEÇAM com a contração do transverso do abdome, assoalho pélvico e oblíquos, para DEPOIS contrair a musculatura exigida em cada exercício específico.
Pouco
antes de iniciar qualquer exercício, devemos contrair o transverso do abdome (levando o umbigo à direção da coluna) realizando a expiração (saída do ar) pela boca, que deve estar entreaberta (e não de biquinho); "prender o xixi" para contrair a musculatura do assoalho pélvico e contrair o glúteo.
Uma vantagem técnica é que ela mais do que simplesmente fortalece o abdome, trabalha de forma mais profunda e consciente os músculos do core.
O que é o core? O termo refere-se ao tronco ou mais especificamente à região lombopélvica - onde está localizado o centro de gravidade do corpo e onde tem início todos os movimentos. Daí já se pode ter idéia da importância dele.
A estabilidade da região lombopélvica é crucial para fornecer a base para movimentos das extremidades inferiores (pernas) e superiores (braços), para suportar cargas e proteger a coluna e as raízes dos nervos (partem da coluna).
Os resultados trazem um corpo mais consciente, com movimentos mais harmoniosos e precisos, maior força e tônus muscular, melhor alongamento e prevenção contra possíveis dores.
Sabendo disso, podemos entender que o abdome dos sonhos - definido e tonificado - será apenas uma deliciosa consequência de tudo isso!
Fonte: Revista Pilates, ano 2, no.2.