"Tenho escoliose lombar e cervical há 41 anos, nunca ninguém conseguiu melhorar minha postura, com 06 meses de Pilates é visível a melhora..."
Hoje postamos a 3a. parte da matéria: EU FAÇO PILATES!!! Falaremos, especialmente, da escoliose: alteração postural caracterizada por inclinação, flexão e rotação das vértebras da coluna. Os problemas de coluna são considerados sérios problemas de saúde pública, atingindo uma alta incidência na população economicamente ativa, podendo incapacitá-la nas suas atividades profissionais.(FERREIRA, 2006).
O relato acima é de uma cliente nossa, hoje com 49 anos, mas que desde a infância convive com a escoliose.
O termo escoliose tem origem na língua grega, e significa sinuoso. É um desvio da coluna vertebral para direita e/ou esquerda, resultando em um formato de "C" (curva simples) ou "S" (curva dupla). Pode surgir em qualquer fase da vida, mas normalmente é percebida na fase de crescimento que é quando ela realmente se desenvolve. A causa pode ser: desconhecida (70% dos casos), neuromuscular (sequela de doenças neurológicas), congênita (devido à má formação), pós-traumática.(ITC VERTEBRAL, 2010). A avaliação clínica e radiológica do paciente é fundamental para o esclarecimento da causa e escolha do tratamento adequado. A história do paciente também deve esclarecer o tempo de aparecimento, sua evolução, se está associado com dor ou alterações respiratórias.(INSTITUTO COLUNA). A avaliação postural é fundamental para o diagnóstico, nela é feita a análise do alinhamento do eixo corporal, observando-se possíveis diferenças e assimetrias. Através dela também, o profissional traçará seu plano de tratamento.
"Minha auto-estima melhorou bastante, (...) daqui pra frente não penso em fazer outro tipo de exercício que não seja Pilates!"
Esse é o Antes e o Depois da nossa paciente. A primeira foto foi tirada em fevereiro, mas ela começou o Pilates em janeiro deste ano.Após 07 meses tivemos resultados muito positivos! Conseguimos melhorar sua postura corporal, flexibilidade, sua queixa de formigamento no braço direito (sintoma característico de compressão nervosa) e um item muito importante: A AUTO-ESTIMA!
O Método Pilates apresenta vários benefícios que visam à prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas em especial os problemas de coluna. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos discos intervertebrais, o que gera um estímulo a circulação na região.(AB PILATES, 2007).
Respirando adequadamente durante os exercícios, principalmente naqueles que envolvem mobilização vertebral, o indivíduo terá auxílio em sua correção postural, na tentativa de colocar suas vértebras em seu devido lugar, juntamente com os outros comandos de ativação do "centro de força" ( músculos do abdômen, coluna e região pélvica). (REVISTA PILATES, 2010).
Faça Pilates você também!
Na semana que vem temos a última parte da nossa matéria, não perca! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário